Quem tem pele oleosa sofre com o brilho que surge ao longo do dia. Saiba como evitar o problema
Por: Natura
Você sente que a pele vai ficando oleosa pouco depois da limpeza de manhã? No fim do dia, essa sensação te incomoda? O segredo para controlar a pele oleosa é ter uma rotina bem definida de cuidados e não sair do ritmo.
Limpeza
Todas as peles precisam de limpeza, mas a oleosa é a que mais fica prejudicada quando esse passo fica esquecido. As impurezas obstruem os poros, o que pode causar acne e a produção ainda maior de óleo. Além disso, com os poros tampados, os cuidados que vêm a seguir não vão conseguir penetrar na pele.
Escolha sabonetes específicos para esse tipo, com texturas e ativos adequados. O Sabonete Gel Limpeza Profunda, de Chronos (ao clicar nos links dos produtos abaixo você será direcionado(a) para a Minha Loja Virtual Natura), possui uma textura gel especialmente para peles mistas a oleosas. Contém ácido salicílico, que limpa profundamente os poros, betaína de cupuaçu, que é um tensoativo da biodiversidade brasileira com o mesmo potencial dos limpadores comuns, porém com a suavidade dos ingredientes naturais. Tudo isso para uma limpeza profunda e 6h de controle de oleosidade.
A limpeza da pele deve ser feita no mínimo 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, mas sem excessos: a retirada do óleo em demasiado também pode provocar sensibilização ou mesmo efeito rebote – maior produção de gordura pela pele.
Tônico
O tônico é aquele passo da rotina de beleza que muita gente não cumpre porque não sabe de sua importância. Ele complementa a limpeza da pele, reequilibra o pH, estimula a microcirculação e regula funcionalidades de acordo com o tipo de pele. Para a pele oleosa, o tônico ideal é o adstringente, que, além dos benefícios citados, ainda trata a pele, diminuindo a aparência dos poros e controlando a oleosidade.
O Tônico Detox Adstringente, de Chronos, é formulado com CellDetox, ativo que elimina toxinas celulares deixando as células mais saudáveis e com mais energia para absorver os ativos dos produtos de tratamento, e ácido salicílico, que limpa e desobstrui os poros, além de outros ingredientes que reduzem a oleosidade da pele ao longo do dia.
Hidratação
Um dos maiores enganos sobre a pele oleosa é que ela não precisa de hidratação. Hidratação e oleosidade são duas coisas bem diferentes e a primeira é fundamental para manter a saúde da pele e evitar o envelhecimento precoce.
Escolha produtos que são indicados para esse tipo de pele, já que possuem textura adequada, mais leve e livre de óleo, evitando o aspecto gorduroso e brilhante. Além disso, fique atenta à indicação no rótulo “não comedogênico”. Na prática, significa que o produtos possui comprovação clínica de não provocar cravos e espinhas.
Eles geralmente possuem ativos de tratamento para a pele oleosa, como ativos de renovação da pele (exemplo alfa-hidroxiácidos) e ativos que reduzem a produção de sebo (exemplo ácido salicílico).
Proteção
A pele oleosa é uma muito susceptível a formação de manchas, devido aos pontos de inflamação causada pela acne. Por isso é fundamental aplicar o protetor solar todos os dias, em todas as estações do ano. Use FPS de no mínimo 30 e, assim como o hidratante, escolha um específico para seu tipo de pele, com textura adequada e ativos que controlam o brilho ao longo do dia.
O Gel Creme Protetor Facial Pele Mista e Oleosa, de Fotoequilíbrio tem toque seco e rápida absorção. Disponível em dois níveis de proteção: FPS 60/FPUVA20 e FPS30/FPUVA10.
Esfoliação
Quem tem a pele oleosa precisa de uma ajudinha para retirar as impurezas e células mortas, que produzem mais oleosidade e não deixam os ativos de tratamento penetrarem direito na pele. Esfolie o rosto duas vezes por semana – mais do que isso pode provocar o efeito rebote. O Esfoliante Antissinais, de Chronos, renova as células, uniformiza a textura da pele e ainda suaviza linhas finas.
Cuidados noturnos
Antes de começar a rotina de cuidados do fim do dia, remova bem a maquiagem de todo o rosto. O Demaquilante Bifásico, de Chronos, tira facilmente a maquiagem, incluindo à prova d’água. Depois de lavar e tonificar, é hora de entrar com os tratamentos antissinais noturnos específicos para a sua faixa etária.
Acne sob controle
A acne é um dos principais problemas enfrentados por quem tem pele oleosa. Mas, seguindo os cuidados que sugerimos anteriormente, as inflamações tendem a ficar sob controle. Além de uma rotina inadequada, as espinhas e os cravos podem ser causados por alterações hormonais, stress e alimentação inadequada – está comprovado que alimentos que têm alto índice glicêmico podem desregular as funções hormonais.