Desde 2007, por meio do Programa Natura Carbono Neutro, a Natura busca reduzir os poluentes gerados por suas atividades.
Por: Natura
A mobilização global em torno das mudanças climáticas faz do dia 28 de janeiro uma data importante: o Dia Mundial pela Redução de Emissões de CO2, reconhecido pelas Nações Unidas. Tendo em vista os impactos negativos gerados pela emissão de poluentes no ambiente, aderir a iniciativas e novos hábitos capazes de minimizar consequências futuras é um passo fundamental. Vamos nessa?
O que uma marca de beleza pode fazer pelo clima?
Conscientes de nossa corresponsabilidade perante o desafio de combater e prevenir as mudanças climáticas, criamos, em 2007 o Programa Natura Carbono Neutro (ao clicar no link você será direcionado(a) para o Meu Espaço Natura). Por meio dele, temos conseguido reduzir de forma significativa e contínua a quantidade de gases de efeito estufa que produzimos por causa dos nossos negócios. Graças à iniciativa, todos os nossos produtos são 100% carbono neutro, ou seja, têm as emissões de poluentes compensadas.
Um dos fatores que contribui para a redução da emissão é a oferta de refis em nossas linhas. Temos mais de 200 produtos com refil. Na perfumaria, por exemplo, fomos pioneiros ao implantar refis com a linha Ekos Frescor. Chronos, nossa marca referência em cuidados para o rosto, é a única de antissinais com essa alternativa.
Além disso, em 2017, nasceu, em parceria com o Itaú, a iniciativa Compromisso com o Clima (ao clicar no link você será direcionado(a) para o Meu Espaço Natura), que, em 2019, ganhou a adesão das lojas Renner e da B3, a bolsa de valores oficial do Brasil.
A iniciativa estimula empresas a investir recursos – por meio da compra de créditos de carbono – em projetos certificados nas áreas de energia, agricultura, floresta e tratamento de resíduos, entre outros, para combater o aquecimento global. Uma plataforma on-line conecta as companhias interessadas em neutralizar emissões de GEE com diversas ações que geram impacto ambiental e social.
Nosso foco é diminuir as emissões diretas e indiretas em toda a cadeia. Até o momento, já conseguimos reduzir mais de 1 milhão de toneladas de CO2, o equivalente à poluição gerada por 193 mil voltas de carro ao redor da Terra.
Recentemente recebemos o prêmio UN Global Action Award (ao clicar no link você será direcionado(a) para o Meu Espaço Natura). Concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a premiação é considerada a mais importante de mudanças climáticas do mundo. O Programa Natura Carbono Neutro foi um dos 15 selecionados, dentre 670 projetos inscritos.
Apoio a projetos socioambientais
As emissões que não podem ser evitadas, nós compensamos por meio da compra de créditos de carbono de projetos que geram benefícios socioambientais no Brasil e na América Latina. São mais de 40 projetos que apoiam desde reflorestamento com espécies nativas, eficiência energética, substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis, até tratamento de resíduos e REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal).
A parceria com o Instituto Perene, que constrói fogões eficientes (ao clicar no link você será direcionado(a) para o Meu Espaço Natura) no Recôncavo Baiano, é um dos projetos que reforça esse comprometimento. Com nosso suporte financeiro, ele beneficiou, em dez anos, quase 10 mil famílias da região com a construção de fogões sustentáveis. Eles contribuem não só para a preservação da Mata Atlântica, como para diminuir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) – são mais de 220 mil toneladas durante os dez anos de vida útil do fogão – e proteger a saúde dos beneficiados.
O que mais podemos fazer?
Você também pode ajudar a combater a crise climática que vivemos. Como?
1. Defenda a Amazônia: ela é o “ar-condicionado” do planeta, por absorver cerca de 2 bilhões de toneladas de gás carbônico por ano.
2. Consuma de forma responsável: privilegie produtos carbono neutro (que tenham seus poluentes compensados), refis e embalagens recicladas. Evite descartáveis como copos, sacolas e canudos.
3. Evite o desperdício de comida: opte por alimentos sazonais e de menor impacto ambiental.
O planeta agradece!