Pela primeira vez, Natura conquista uma premiação de mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU).
Por: Natura
Natura é uma das ganhadoras do prêmio 2019 UN Global Action Award. Concedida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a premiação é considerada a mais importante de mudanças climáticas do mundo. É a primeira vez que conquistamos esse reconhecimento da ONU.
A premiados foi na categoria Climate Neutral Now, que reconhece os esforços de indivíduos, empresas e governos que estão obtendo resultados reais na transição para a neutralidade climática. Nossa vitória destaca o pioneirismo do Programa Natura Carbono Neutro que existe há 12 anos. Isso significa que todas as emissões de gases efeito estufa que não conseguimos reduzir são compensadas por meio de apoio a mais de 30 projetos socioambientais em todos os países que temos operação na América Latina.
“O prêmio reconhece uma jornada que a Natura tomou a decisão de trilhar, há mais de uma década, de se tornar uma empresa carbono neutro. O reconhecimento tem o poder de inspirar a adoção de ações também por outras empresas para que, no futuro, a emissão de carbono na atmosfera seja zero”, diz Keyvan Macedo, nosso gerente de sustentabilidade.
Além do programa reconhecido pela ONU, defendemos, há mais de 20 anos, a Amazônia, que desempenha função importante de reguladora do clima, preservando a umidade do ar.
A divulgação dos vencedores do UN Global Action Award acontece na Semana do Clima de Nova Iorque, evento da ONU, na quinta-feira (26). Fomos um dos 15 selecionados, dentre 670 projetos inscritos. Além disso, haverá reconhecimento às campeãs na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 25), em Santiago, no Chile, que acontece de 9 a 12 de dezembro.
Em 2015, ganhamos o prêmio Campeões da Terra, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, na categoria Visão Empresarial. A agência da ONU reconheceu nosso compromisso de colocar a sustentabilidade no coração da estratégia de negócios, o que apoia a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU.
O programa
Criado em 2007, o Programa Natura Carbono Neutro é baseado em três pilares: inventário de gases de efeito estufa (GEE) – que mede e registra todas as nossas emissões, desde a extração da matéria-prima até o descarte do produto pelo consumidor; compensação das emissões não evitadas por meio da compra de créditos de carbono de projetos certificados, e redução, que abrange nossas ações e processos para diminuí-las. Em 2013, reduzimos nossas emissões relativas de GEE 33% em comparação com o ano de 2007. Nossa meta é seguir inovando para a redução chegar a zero em 2030, afinal, ou a gente muda, ou o clima vai mudar.
“Temos como meta engajar toda nossa rede de Consultoras e Consultores de Beleza, colaboradores, parceiros e consumidores para o risco do aquecimento global, um problema que afeta toda a humanidade. Por isso, nossos projetos de redução são um desafio contínuo e agora queremos atingir novos compromissos”, conclui Macedo.