Desde 2003, a Natura não utiliza gordura animal em seus sabonetes
Por: Natura
Desde 2003, os sabonetes em barra da Natura são 100% feitos com óleos vegetais. Enquanto optou por um processo mais caro de fabricação, a maioria do mercado segue usando gordura de origem animal, popularmente conhecida como sebo.
E por que a indústria insiste no sebo?
Trata-se de um subproduto do abate de animais, cujo destino seria o descarte e que, por isso, é mais barato. A Natura, seleciona os ingredientes dos sabonetes por suas propriedades e eficácia.
Base do sabonete
A massa base do sabonete é feita a partir de um ácido graxo de origem vegetal e óleo de palma certificado. A esses ingredientes, acrescenta-se hidróxido de sódio para provocar uma reação química chamada saponificação. Desse processo, resultam sais de sabão e glicerina.
Ingrediente valioso, a glicerina é, muitas vezes, retirada para ser vendida para as indústrias alimentícia e cosmética. No caso dos sabonetes da Natura, ela é mantida. “Para a performance do produto, quanto mais glicerina, menos ressecamento ele provoca”, explica Simone Emídio, especialista em tensoativos da Natura. Nas fórmulas da Natura, nada de conservantes nem de derivados de petróleo são utilizados.
Espumação
À massa base do sabonete, são adicionados óleos ou manteigas da biodiversidade brasileira. Segundo Simone, outro diferencial do sabonete Natura é a concentração de óleo.
O óleo de palma tem vários componentes, sendo o palmiste a parte mais cara e responsável pela cadeia láurica. É esta última que determina a espumação do sabonete. “Nossas formulações têm 18% de ácido láurico. A maioria dos itens que está no mercado não tem isso, porque são feitos de gordura animal e demandam o acréscimo de um tensoativo artificial”, afirma a especialista.
Vale destacar que as empresas cosméticas, em geral, trabalham com óleo refinado, o que é muito mais fácil e previsível. Na Natura é utilizado óleos brutos, em um processo mais difícil, mas que traz a riqueza da planta para dentro do produto.
Explosão de fragrância
De acordo com Simone, os sabonetes Natura passam por testes de eficácia e de sensorial. “Por isso, podemos afirmar que nossos produtos não ressecam a pele.”
Para finalizar o cosmético, é preciso acrescentar cor – se for o caso de se querer um sabonete colorido – e cheiro. “A mesma equipe que produz nossas fragrâncias também se ocupa das fragrâncias dos sabonetes. A gente busca uma explosão de cheiros que não fique só no banheiro.” As fragrâncias dos sabonetes Natura são inspiradas nas notas botânicas, transmitindo a delicadeza e a força da natureza.
Especialistas em cuidar
O jeito Natura de fazer sabonetes começa no Ecoparque, o centro tecnológico e de produção instalado em Benevides, no Pará, em plena Floresta Amazônica. Projetado para amenizar o impacto ambiental e desenvolver as comunidades locais, ele é responsável por 80% da produção. O objetivo é chegar a 100% das “barras de cuidado” no local.
Todos os Sabonetes da Natura você encontra em Minha Loja Virtual Natura, clique aqui e confira.