Da combinação de duas paixões, o desenvolvimento de produtos cosméticos comprometidos com a verdade e o aconselhamento como ferramenta poderosa para o autoconhecimento e o bem-estar, nasceu a Natura.
Por: Natura
Sua história começa, em 1969, com Luiz Seabra, nosso fundador, inaugurando uma loja de produtos de cuidado pessoal na rua Oscar Freire, endereço comercial famoso da cidade de São Paulo.
Logo no início dos anos 1970, Seabra decidiu apostar na venda direta como forma de apresentar produtos únicos a partir de muitas vozes. Poucos anos depois, Guilherme Leal e Pedro Passos uniram-se a essa jornada e, rapidamente, ampliaram a rede de relações e fortaleceram o negócio. A loja foi fechada e se começou a montar uma rede de Consultoras e Consultores de Beleza Natura, que hoje soma 1,7 milhão de pessoas.
A rede avançou pelo Brasil e atravessou as fronteiras para a América Latina ainda nos anos 1980. Na década de 1990, incorporou com força o tema do desenvolvimento sustentável e do uso da biodiversidade brasileira como instrumento de inovação em cosmética e de consciência sobre a Amazônia. Ainda nos anos 1990, materializou o sonho de ser possível contribuir para melhorar a educação com uma linha de produtos não cosméticos cujos lucros são revertidos em projetos coletivos.
Nos anos 2000, inauguramos nosso espaço mais simbólico: a sede em Cajamar (SP). Tudo mudava depressa, com a abertura de capital, o fim dos testes em animais e o compromisso com o clima expresso na redução das emissões de carbono. Nessa década, com a chegada da Aesop e da The Body Shop, nossa história foi marcada pela formação de um grupo global, engajado em uma nova maneira de fazer negócios. Negócios que foram iniciados em Melbourne, na Austrália, e em Brighton, na Inglaterra, com o mesmo espírito presente na abertura da loja na Oscar Freire.
Nesses 50 anos, cada uma das nossas escolhas ajudou a construir a posição em que estamos: a de quarta maior empresa de cosméticos do mundo.
Ingredientes vegetais e produtos inovadores
Outra decisão importante aconteceu em 1975, quando passamos a priorizar ingredientes vegetais nas fórmulas dos cosméticos que desenvolvemos. Atualmente, de maneira geral, mais de 80% dos componentes de nossos produtos são de origem vegetal.
Criar produtos inovadores sempre foi nosso norte. Nosso índice de inovação (participação da venda de produtos lançados nos últimos 24 meses na receita bruta dos últimos 12 meses) corresponde por volta de 59,9%.
Em 1979, criamos a linha de itens masculinos Sr. N, uma novidade na época, e, em 1986, lançamos o antissinais Chronos, inovador tanto na fórmula quanto na publicidade, que valorizava a beleza em qualquer idade.
Compromisso com o meio ambiente
Em 1998, começamos a medir o impacto ambiental de nosso negócio. Preocupados com a emissão de gases de efeito estufa (GEE), lançamos nosso compromisso público – o Programa Carbono Neutro – em 2007. O diferencial da iniciativa é considerar poluentes gerados desde a extração da matéria-prima até o produto descartado após o uso pelo consumidor. A primeira meta do programa estabeleceu a redução de 33% das emissões relativas da companhia até 2013. O compromisso foi atingido e deu lugar a uma nova meta de reduzir outros 33% até 2020.
No ano 2000, com a criação da linha Ekos, firmamos um compromisso com a Amazônia. Ao mesmo tempo que lançávamos produtos a partir de ativos da biodiversidade brasileira, passamos operar um novo modelo de negócio sustentável que contempla parcerias para realizar ações de impacto social e ambiental na região.
Contra a crueldade contra com animais
Mais uma escolha fundamental para nos tornarmos quem somos hoje foi, em 2006, abolir os testes em animais. Esse passo é reconhecido com duas importantes certificações de entidades internacionais de defesa dos animais, a Cruelty Free International e a People for the Ethical Treatment of Animals (Peta, na sigla em inglês).
Além do Brasil, nossas escolhas conscientes nos levaram a comercializar nossos produtos para Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia, França e Estados Unidos. Com o infográfico a seguir, você mergulha um pouco mais na nossa história.
50 anos de história
1969
Nascemos com o propósito de aliar cosméticos a relações.
1975
Adotamos ingredientes vegetais nas formulações.
1983
Fomos a primeira empresa brasileira de cosméticos a lançar produtos com refil.
1995
Criamos a linha de produtos Crer Para Ver, cujo lucro – tanto nosso quanto das Consultoras e dos Consultores de Beleza – é revertido para ações em prol da educação.
2000
Lançamos a linha Ekos, com o propósito de valorizar a biodiversidade brasileira.
2005
Lançamos o Movimento Natura, que engaja Consultoras e Consultores de Beleza em iniciativas socioambientais.
2006
Abolimos os testes de produtos em animais.
2007
Implantamos o Programa Carbono Neutro, para reduzir e neutralizar a emissão de gases de efeito estufa.
Passamos a usar apenas álcool orgânico em nossos produtos.
2009
Alcançamos a marca de 1 milhão de Consultoras e Consultores de Beleza Natura.
2010
Criamos o Instituto Natura, para ampliar o apoio a projetos de melhoria da educação.
2011
Lançamos o Programa Amazônia, para estimular o desenvolvimento de um polo de negócios sustentáveis na região.
2013
Passamos a compensar 100% dos gases de efeito estufa gerados em função de negócio.
Adquirimos a Aesop, marca australiana de cosméticos reconhecida pelo uso criativo de ingredientes vegetais.
2014
Inauguramos o Ecoparque em Benevides (PA), centro de produção e inovação em plena Amazônia. Ganhamos a certificação B Corp.
Inauguramos um moderno Centro de Distribuição em São Paulo, em que colaboradores com deficiência somam mais de 18%.
2015
Recebemos o Prêmio Campeões da Terra, da Organização das Nações Unidas (ONU).
2016
Voltamos a ter lojas físicas no Brasil.
2017
Inauguramos a Casa Natura Musical, espaço de shows em São Paulo dedicado à música brasileira.
Adquirimos a marca de cosméticos britânica The Body Shop, pioneira em causas como o fim dos testes em animais.
2018
Ekos recebe o selo UEBT (sigla em inglês para União para o BioComércio Ético), que reconhece que nossos negócios são norteados pelos pilares de comércio justo, conservação da biodiversidade brasileira e relacionamento de confiança com a comunidade.
Por não fazermos testes em animais, conquistamos as certificações The Leaping Bunny, da Cruelty Free International, e Peta.
Anunciado a formação do grupo Natura & Co, que une Natura, The Body Shop e Aesop.
2019
Anunciado um acordo para aquisição da Avon.
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